Em entrevista à Agência Infra, presidente da Absae defende cancelamento do LRCAP 2025 e contratação de potência apenas de baterias
- ABSAE
- 8 de abr.
- 1 min de leitura

O presidentre do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (Absae), Markus Vlasits, defendeu o cancelamento do Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) 2025, já que o certame passou por uma metamorfose desde sua primeira realização. Ele ainda aponta que a sistemática de 2025 trouxe inovações não muito bem assimiladas, como a do Fator A.
“Colocaram uma pitadinha de sustentabilidade, para ter biocombustíveis. Mas os agentes de biocombustíveis não concordaram com o teto de CVU, processaram o governo e foi para um teto surreal. E queriam equilibrar entre CVU a uma duração de despacho mais curto e mais longo, olhando as condições de flexibilidade. E tudo isso cai por terra”, afirmou.
Ainda na entrevista, Vlasits afirmou que para a entidade seria interessante se o governo contratasse potência apenas de baterias em 2025. Desde a construção do certame, a associação defendia a contratação apenas de térmicas existentes e de sistemas de armazenamento: “Incomodou-nos muito o MME querer contratar térmicas novas, é totalmente inaceitável”, disse Vlasits à Agência iNFRA.
Confira a entrevista completa aqui.
Comments