Diretor da Aneel afirma que corte de energia renovável também é risco a ser assumido pelo governo e apoia projetos de armazenamento de energia
- ABSAE
- há 4 dias
- 1 min de leitura

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) , Sandoval Feitosa, durante entrevista, nesta terça-feira (1º), afirmou que os cortes de energia renovável fazem parte do risco das geradoras de energia elétrica e também deve ser um risco assumido pelo governo, que incentivou fortemente nos últimos anos a expansão do setor de renováveis.
"O curtailment (corte de geração) é um risco, nós estamos falando aqui de um mercado liberalizado e isso tem que se traduzir em preço... Esse risco, ele é único e exclusivamente dos agentes setoriais? Não. O governo, no seu conceito amplo, deve e irá trabalhar para minimizar os seus aspectos", disse Feitosa, durante evento em São Paulo.
Ainda segundo o diretor-geral da Aneel, os projetos de armazenamento de energia ajudarão a reduzir os cortes de geração no futuro, à medida que poderão guardar a energia produzida em excesso em determinados momentos do dia.
Para o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (Absae), Markus Vlasits, o desenvolvimento de projetos para armazenar energia é essencial para o crescimento do setor. "Os sistemas de armazenamento, especialmente os BESS (Battery Energy Storage System), representam uma solução estratégica para garantir segurança energética, flexibilidade operacional, além de evitar o aumento de emissões de gases estufa, e devem ser considerados como aliados fundamentais no atendimento às demandas futuras do Setor Elétrico Brasileiro", explicou.
*Com informações da UOL, confira aqui.
Comments