Na última terça-feira (8/10), a Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (ABSAE) participou da feira Liderança Verde Brasil Expo, que aconteceu na Base Aérea de Brasília. Na ocasião, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei "Combustíveis do Futuro". A legislação estabelece diretrizes para a produção de combustíveis sustentáveis, como o diesel verde e o biometano, e tem como objetivo central reduzir as emissões de carbono no Brasil, fortalecendo a transição energética e o uso de tecnologias de baixo carbono.
O evento, promovido pelo Ministério de Minas e Energia (MME), contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin, a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira e vice-presidente do Senado, Senador Veneziano Vital do Rêgo. Além da cerimônia, houve uma exposição tecnológica como parte da feira Liderança Verde Brasil Expo, onde a ABSAE foi convidada a demonstrar três sistemas de armazenamento de energia (BESS) de seus associados: Moura, UCB e WEG.
Durante a exposição, o presidente do conselho da ABSAE, Markus Vlasits, juntamente com o vice-presidente Adalberto Moreira e os conselheiros Marcelo Rodrigues, Ricardo Estefano, Sérgio Jacobsen e Cristiano Saito, teve a oportunidade de apresentar ao Presidente da República as soluções tecnológicas que a Associação está promovendo no setor de armazenamento de energia. Os BESS (battery energy storage systems) foram destacados como ferramentas essenciais para solucionar desafios ligados à transição energética, como a intermitência das fontes renováveis variáveis, e garantir maior segurança energética ao Brasil.
A importância dos sistemas de armazenamento de energia
Os sistemas de armazenamento, apresentados durante o evento, possuem papel estratégico na transição para uma matriz energética mais limpa e eficiente. Além de armazenarem o excedente de energia produzido por fontes renováveis, como solar e eólica, esses sistemas são podem prover potência durante os horários de maior demanda, promovendo estabilidade, flexibilidade e eficiência ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
O Brasil está avançando na implementação desses sistemas, por exemplo, com a previsão de um leilão de reserva de capacidade voltado para sistemas de armazenamento, ou a possibilidade da inserção do armazenamento no leilão de sistemas isolados, junto com a geração renovável, contribuindo assim para a descarbonização da matriz elétrica da Amazônia. Em paralelo, porém, seguem desafios de caráter regulatório e tributário.
Marcelo Rodrigues, conselheiro da ABSAE, destacou a importância do evento e do papel que a Associação tem desempenhado para promover o armazenamento de energia no Brasil. Ele ressaltou que a ABSAE está fortemente comprometida em apoiar o desenvolvimento da infraestrutura energética do país, colaborando com o MME em iniciativas como os leilões de reserva de capacidade e o leilão de sistemas isolados (SISOL).
Sobre a ABSAE
A ABSAE é uma associação nacional que representa o setor de armazenamento de energia no Brasil, promovendo o avanço de implementação de soluções tecnológicas que apoiarão o avanço em termos de segurança energética e a transição para uma matriz elétrica mais sustentável e eficiente.
Confira aaleria de imagens do evento aqui.
Comments